Projetos Culturais

O PODER DOS SONHOS

BANDA DE TAMBORES ABF

A Associação Balbina Fonseca no firme propósito de patrocinar crianças e jovens criou,  em 22 de fevereiro de 2009, a BANDA DE TAMBORES com instrumentos melódicos e sinfônicos “ABF”  cujos componentes recebem Educação Musical gratuita, quatro vezes por semana, lanches, instrumentos, fardamento, palestras educacionais e orientação social. 

OBJETIVOS

O Projeto tem por objetivo reunir jovens em um ambiente propício para desenvolver um processo de educação musical despertando o gosto pelo trabalho em equipe com ordem, respeito, alegria e companheirismo.  Em seu projeto “O  PODER DO SONHO” a Associação Balbina além de patrocinar atividades Culturais -  como a  BANDA ABF- INFANTIL e a BANDA MELÓDICA SINFÔNICA SÊNIOR, promove a Educação musical com a CAMERATA DE CORDAS com violões, baixolão e cavaquinho, projeto este que também funciona duas vezes por semana no Centro de Eventos Paulo Demarchi Gomes. Promove também a Educação através de 400 alunos da Escola Municipal Balbina Fonseca –  o Esporte,  mantendo 700 atletas de diversas modalidades em Ginásio Poliesportivo Jose Gomes Graciosa e atividades Sociaisdiversas, em prol de comunidades na cidade de Valença. 

COMPOSIÇÃO DA BANDA

  • Presidente da Entidade Mantenedora: Regina Lucia Fonseca de Gomes – descendente  do Fundador ,  José Fonseca .
  • Maestro: Isaías Araújo 
  • Regente Mor: Ítalo Costa 
  • Pelotão Cívico: Leonardo José Gonçalves 
  • Coreógrafo:  Bento Morito
  • Baliza feminino: Priscila Veiga

BANDA MIRIM

A Associação Balbina Fonseca no firme propósito de patrocinar crianças e jovens criou,  em julho de 2014, a BANDA DE PERCUSSÃO C/ INSTRUMENTOS MELÓDICOS JUVENIL “ABF”  cujos componentes recebem Educação Musical gratuita, duas vezes por semana, lanches, instrumentos, fardamento, palestras educacionais e orientação social. 

OBJETIVOS

O Projeto tem por objetivo reunir crianças e jovens em um ambiente propício para desenvolver um processo de educação musical despertando o gosto pelo trabalho em equipe com ordem, respeitando a musica na historia e contemporaneidade.

COMPOSIÇÃO DA BANDA

  • Presidente da Entidade Mantenedora: Regina Lucia Fonseca de Gomes
  • Maestro: Jose Calros Rodrigues Junior
  • Regente Mor: Luana Zavala 
  • Pelotão Cívico: Leoardo José Gonçalves 
  • Consultor técnico musical: Isaías Araújo

LINHA DE FRENTE

Nossa linha de frente é formada pelo o maior numero o possível de componentes para causar melhores efeitos dentro de nossas coreografias. Isso torna possível a execução impecável de nossas peças musicais.

OBJETIVOS

O corpo Coreográfico (Linha de Frente) tem o dever de executar coreografias que acompanhem perfeitamente nossas peças musicais.

COMPOSIÇÃO DA LINHA DE FRENTE

  • Presidente da Entidade Mantenedora: Regina Lucia Fonseca de Gomes
  • Coreografo: Bento Morito

CAMERATA

A Associação Balbina Fonseca no firme propósito de patrocinar crianças e jovens criou, em março de 2015, a CAMERATA DE VIOLÕES“ABF” cujos componentes recebem Educação Musical gratuita, duas vezes por semana, lanches, instrumentos,vestimentas, palestras educacionais e orientação social. A Camerata de Violões “ABF” e dirigida por dois professores, sendo um responsável pela classe de alunos novos do projeto e outro responsável pelos ensaios gerais dos alunos já formados do projeto.

Presidente da entidade mantenedora: Regina Lucia Fonseca de Gomes 

PROFESSOR:

  •  Atier Esteves Leal

CENTRO DE EVENTOS

Outra atuação marcante da ABF, nesta nova era, diz respeito à preservação de nossa tradição cultural. Com este objetivo, a instituição investe no Centro de Eventos Paulo Demarchi Gomes.
Projeto Cultural da Associação Balbina Fonseca.

Objetivo Geral:

Incentivar a formação artística e cultural promovendo cursos, oficinas, festivais, aulas de música e diversas formas de manifestação artística.

Estimular ao conhecimento dos bens e valores culturais através de excursões a museus, casas de cultura, teatros etc.

Apoiar atividades culturais e artísticas, tais como: aulas de ginástica rítmica, aulas de música, formação de banda de tambores, festivais de música, festivais de dança, festivais de cultura regional e nacional, teatro amador e profissional, exposição de arte e palestras.

Justificativa:

Promover nos jovens o gosto pelo trabalho de grupo e a noção de compromisso; estimular a cultura e a cidadania no munícipio de Valença; reavivar o patriotismo; contagiar a nossa sociedade com manifestações públicas das atividades promovidas; estabelecer um elo entre a ocupação dos jovens e o combate a indolência que comprovadamente, tem elevado o uso de drogas e de violência e buscar novos talentos na comunidade.